sexta-feira, 3 de abril de 2009

MEC para Elas - 27/03/2009 - Semana nº 6

Nessa semana decidimos fazer o relatório do nosso trabalho, portanto nos focamos na teoria. Primeiramente, a situação-problema e os objetivos.

Situação - Problema: O grupo levou em consideração o calor atípico de Belo Horizonte durante essas últimas semanas. O incômodo estava de tal forma absurdo, principalmente pelo fato da inexistência de ventiladores nas salas de aula do CEFET-MG, que a idéia surgiu praticamente de imediato: um ventilador. Entretanto, voltamos o projeto ao ambiente doméstico, tendo em mente como prioridade as situações noturnas. Além disso, estamos fazendo um protótipo para funcionamento no quarto ou em cômodos pequenos, para facilitar a medição da temperatura no local.

Objetivos: O que nos levou a querer elaborar um Ventilador Inteligente foi a vontade de eliminar o desconforto causado por temperaturas críticas, enfatizando a parte da noite. É importante ressaltar que o projeto Ventilador Inteligente não tem nenhum público-alvo específico pois o projeto é voltado para residências, logo, trata-se de um produto abrangente. Como estamos no primeiro período do nosso curso superior, fica evidente nossa falta de base teórica para a elaboração deste projeto e, portanto, nosso objetivo também é aprender com este projeto. Aprender teoria sobre circuitos, sobre eletrônica, sobre programação, mas também aprender, na prática, como resolver eventuais problemas que possam surgir no projeto, a lidar com o grupo sem grandes desgastes, e aprender a ouvir opiniões e dar opinões também. Portanto, acho que enriquecer nossa prática é o principal objetivo deste grupo.

Nessa semana, portanto, cumprimos o objetivo da semana, que era realizar essa parte do formulário. Mas para semana que vem, esperamos aprofundar mais na parte prática do projeto, inclusive fezendo croquis e procurando orientação e ajuda com colegas e/ou professores. Estamos extremamente otimistas e agradecemos a atenção que os monitores e o o Paulo César estão dando ao nosso projeto. Essa atenção nos faz acreditar que ele realmente é bom!

Thaís Helena de Oliveira Gomes - thatamore@hotmail.com;
Patrícia Soares - patthysoares@hotmail.com;
Tatiane Belluzzo Braguine - tatianebbraguine@hotmail.com;
Débora Viana - dehvmf@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário