segunda-feira, 23 de março de 2009

MEC para Elas - 23/03/2009 - Semana nº 5

Durante essa semana nosso grupo pensou sobre os primeiros itens do Formulário do Projeto. Tivemos algumas idéias, porém aceitando o fato de que podemos mudá-las e também trocar os itens respondidos do Formulário se acaso surgirem idéias melhores.
Por enquanto, portanto, o título do projeto é: "Ventilador Inteligente". O grupo pensou nesse nome levando em conta um apelo comercial. O nome "Ventilador Inteligente" soa persuasivo ao comprador, que associa ao título um produto moderno, prático e eficaz, que são as características que queremos atingir ao elaborar o projeto.
O segundo item discudo foi a situação-problema do projeto. O grupo levou em conta o calor atípico de Belo Horizonte durante essas últimas semanas. O incômodo estava de tal forma absurdo, principalmente pelo fato da inexistência de ventiladores nas salas de aula do CEFET-MG, que a idéia surgiu praticamente de imediato: um ventilador. Entretanto, voltamos o projeto ao ambiente doméstico, tendo em mente como prioridade as situações noturnas. Respondendo simultaneamente esse item e o próximo (Objetivos do Projeto), o que nos levou a querer elaborar um Ventilador Inteligente foi a vontade de eliminar o desconforto causado por temperaturas críticas, enfatizando a parte da noite.
É importante ressaltar que o projeto Ventilador Inteligente não tem nenhum público-alvo específico pois o projeto é voltado para residências, logo, trata-se de um produto abrangente.
Voltando este relatório para a parte prática do trabalho, podemos relatar que, enquanto elaborávamos o projeto em si, surgiu a seguinte dúvida: utilizar um reostato ou criar um programa digital para que o usuário possa personalizar o funcionamento do ventilador. Ainda não resolvemos tal questão, já que o projeto ainda está imaturo e não resolvemos qual artefato será usado e qual é o grau de dificuldade em criar um programa digital.

Para finalizar, é importante dizer que estamos otimistas com nosso Ventilador Inteligente.

Thaís Helena de Oliveira Gomes - thatamore@hotmail.com;
Patrícia Soares - patthysoares@hotmail.com;
Tatiane Belluzzo Braguine - tatianebbraguine@hotmail.com;
Débora Viana - dehvmf@gmail.com.

Um comentário:

  1. Muito bem. Podem postar então a Situação Problema e os Objetivos nesse espaço. Parabéns pela iniciativa. Acredito que farão um bom trabalho. Aposto em vocês.

    ResponderExcluir