segunda-feira, 13 de abril de 2009

MEC para Elas - 10/04/2009 - Semana nº 8

Nesta semana não progredimos muito. Tentamos apenas entender o funcionamento dos componentes do artefato que iremos montar. Estamos tentando aprender como montar um circuito para ligar o ventilador ao termopar e ao reostato, sendo essa a parte mais complicada e o obstáculo encontrado essa semana. Por isso tentamos falar com o professor Juarez durante a aula, mas não o encontramos. Programamos então para a próxima semana aprender à montar o circuito já tendo em mãos pelo menos o ventilador.

Thaís Helena de Oliveira Gomes - thatamore@hotmail.com;
Patrícia Soares - patthysoares@hotmail.com;
Tatiane Belluzzo Braguine - tatianebbraguine@hotmail.com;
Débora Viana - dehvmf@gmail.com.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

MEC para Elas - 03/04/2009 - Semana nº 7

No decorrer dessas duas semanas amadurecemos nossa real intenção com o projeto "Ventilador Inteligente", o que culminou na decisão de utilizarmos um termostato conectado a um sistema analógico. A aparente dificuldade na criação desse circuito nos levou a procurar auxílio com professores de outros cursos. Fomos calorosamente recebidas pelo Prof. Juarez Marques de Lacerda que se mostrou entusiasmado com o nosso projeto. O Prof. Juarez nos explicou que o circuito que pretendemos montar é de dificuldade mediana e nos indicou a obra Dispositivos eletrônicos de Boylestad e sites como http://www.drivesmag.com/ e http://www.rsdobrasil.com.br/ para estudarmos o circuito que montaremos, se prontificou também a nos auxiliar durante todo o desenvolvimento do projeto. Envolvido pelo entusiasmo do Prof. Juarez, o Prof. Antônio Nogueira também se prontificou a ajudar no projeto nos indicando a compra do Termopar tipo K e do CI LM-35 10mV/ºC, materiais essenciais na montagem do nosso ventilador. Gostariamos de ressaltar que o otimismo dos professores e monitores que tão prontamente decidiram nos auxiliar com o projeto deram uma nova motivação ao nosso trabalho, aumentando cada vez mais a perspectiva de êxito do nosso Ventilador Inteligente. Nessa semana, portanto, cumprimos nosso objetivo de impulsionar nosso projeto para a parte mais prática, pois estávamos muito preocupadas sobre como montaríamos o circuito, já que temos poucas informações. Mas agora, com pessoas dispostas a nos ajudar, ficamos mais tranquilas com relação a este problema. Sabemos que a parte mais difícil do nosso projeto será fazer dispositivos que monitorem a temperatura em um cômodo e consiga tirar a média da temperatura, para constatar se ela está realmente crítica e só aí acionar o funcionamento do ventilador. Mas temos total convicção de que conseguiremos. Para semana que vem, então, ficam as tarefas de ler a bibliografia indicada pelo Prof. Juarez e pesquisar preços sobre os materiais essenciais ao projeto.

Thaís Helena de Oliveira Gomes - thatamore@hotmail.com;
Patrícia Soares - patthysoares@hotmail.com;
Tatiane Belluzzo Braguine - tatianebbraguine@hotmail.com;
Débora Viana - dehvmf@gmail.com.

MEC para Elas - 27/03/2009 - Semana nº 6

Nessa semana decidimos fazer o relatório do nosso trabalho, portanto nos focamos na teoria. Primeiramente, a situação-problema e os objetivos.

Situação - Problema: O grupo levou em consideração o calor atípico de Belo Horizonte durante essas últimas semanas. O incômodo estava de tal forma absurdo, principalmente pelo fato da inexistência de ventiladores nas salas de aula do CEFET-MG, que a idéia surgiu praticamente de imediato: um ventilador. Entretanto, voltamos o projeto ao ambiente doméstico, tendo em mente como prioridade as situações noturnas. Além disso, estamos fazendo um protótipo para funcionamento no quarto ou em cômodos pequenos, para facilitar a medição da temperatura no local.

Objetivos: O que nos levou a querer elaborar um Ventilador Inteligente foi a vontade de eliminar o desconforto causado por temperaturas críticas, enfatizando a parte da noite. É importante ressaltar que o projeto Ventilador Inteligente não tem nenhum público-alvo específico pois o projeto é voltado para residências, logo, trata-se de um produto abrangente. Como estamos no primeiro período do nosso curso superior, fica evidente nossa falta de base teórica para a elaboração deste projeto e, portanto, nosso objetivo também é aprender com este projeto. Aprender teoria sobre circuitos, sobre eletrônica, sobre programação, mas também aprender, na prática, como resolver eventuais problemas que possam surgir no projeto, a lidar com o grupo sem grandes desgastes, e aprender a ouvir opiniões e dar opinões também. Portanto, acho que enriquecer nossa prática é o principal objetivo deste grupo.

Nessa semana, portanto, cumprimos o objetivo da semana, que era realizar essa parte do formulário. Mas para semana que vem, esperamos aprofundar mais na parte prática do projeto, inclusive fezendo croquis e procurando orientação e ajuda com colegas e/ou professores. Estamos extremamente otimistas e agradecemos a atenção que os monitores e o o Paulo César estão dando ao nosso projeto. Essa atenção nos faz acreditar que ele realmente é bom!

Thaís Helena de Oliveira Gomes - thatamore@hotmail.com;
Patrícia Soares - patthysoares@hotmail.com;
Tatiane Belluzzo Braguine - tatianebbraguine@hotmail.com;
Débora Viana - dehvmf@gmail.com.